Ciência

Europa constrói o maior telescópio do mundo

Chama-se European Extremely Large Telescope (E-ELT) e será o maior telescópio do mundo criado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Vai ser construído no Chile a mais de 3.000 metros de altitude, irá custar 1.000 milhões de euros e estará operacion
Versão para impressão
Chama-se European Extremely Large Telescope (E-ELT) e será o maior telescópio do mundo criado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Vai ser construído no Chile a mais de 3.000 metros de altitude, irá custar 1.000 milhões de euros e estará operacional em 2018.

A escolha do Chile é estratégica já que é onde se encontram “condições excepcionais para as observações astronómicas” devido à limpidez e estabilidade da atmosfera, segundo explica a ESO em comunicado.  

O objetivo é que com este aparelho se “revolucione a nossa percepção do Universo”.  O E-ELT pretende responder a várias questões, desde a formação dos planetas, exoplanetas, evolução de galáxias até à existência de vida extraterrestre.

Este telescópio terá um espelho com 42 metros de diâmetro e vai permitir captar 15 vezes mais luz do que os mais potentes telescópios ópticos atuais.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório