Inovação e Tecnologia

EUA: Todas as mensagens no Twitter arquivadas

A Biblioteca do Congresso,em Washington, EUA, fez saber que vai arquivar digitalmente todos os milhões de mensagens enviadas através do Twitter desde que este foi lançado em 2006.

Versão para impressão
A Biblioteca do Congresso,em Washington, EUA, fez saber que vai arquivar digitalmente todos os milhões de mensagens enviadas através do Twitter desde que este foi lançado em 2006.

“Biblioteca vai adquirir o arquivo INTEIRO do Twitter – TODOS os tweets, desde março de 2006!”, anunciou, como não podia deixar de ser no próprio Twitter, a Biblioteca do Congresso, uma das maiores do mundo que alberga milhares de livros, fotografias, manuscritos e mapas com valor histórico.

Matt Raymond, um dos responsáveis da Biblioteca, citado pela AFP, acrescentou ainda que “serão MUITOS os tweets” a arquivar já que são enviados cerca de 50 milhões por dia nesta rede de microblogging.

Os criadores do Twitter também já manifestaram a sua satisfação: “É muito excitante que os tweets passem a fazer parte da história”, indicou no blogue oficial da empresa um dos co-fundadores do Twitter, Biz Stone.

“Ao longo dos anos, os tweets tornaram-se parte de eventos significativos um pouco por todo o mundo – desde eleições históricas a desastres devastadores.”

O PÚBLICO fez a pergunta à subdiretora da Biblioteca Nacional (BN), Maria Inês Cordeiro, que confirmou que a recolha destes arquivos digitais já acontece, através do projecto Arquivo da Web Portuguesa, com a qual colabora a BN.

Alguns dos tweets mais significativos que vão integrar o espólio do Twitter recolhido pela Biblioteca do Congresso vão desde o primeiro Tweet da história, a do fundador do mesmo, ou ao tweet da vitória colocado por Barack Obama, até ao tweet do cidadão mais anónimo.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório