Sociedade

EUA: Portuguesa vence Olimpíadas de Criatividade

Entre 2000 concorrentes, oriundos de 13 países, Patrícia Pina, professora na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EPHTL), foi a vencedora das Olimpíadas de Criatividade, que decorreram entre 6 a 9 de Junho, nos Estados Unidos.
Versão para impressão
Entre 2.000 concorrentes, oriundos de 13 países, Patrícia Pina, professora na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EPHTL), foi a vencedora das Olimpíadas de Criatividade, que decorreram entre 6 a 9 de Junho, nos Estados Unidos.

Depois de participar nesta que foi a 1.ª edição das Olimpíadas da Criatividade em Portugal, Patrícia Pina foi a única portuguesa selecionada para representar o nosso país nos Estados Unidos, numa competição dedicada ao estatuto social da mulher, que se realizou na Indiana University, em Bloomington.

Neste concurso dirigido a alunos e docentes, a psicóloga e professora da EPHTL começou por concorrer em território português com uma turma do 11.º ano, a quem dá aulas de Criatividade e Metodologias. No entanto, os alunos acabaram por ficar pelo caminho e Patrícia prosseguiu, passando as várias eliminatórias na categoria de adultos.

Já em Bloomington, a professora distinguiu-se entre cerca de 2.000 concorrentes, de 13 países, neste que é um programa internacional de resolução de problemas futuros, “integrado no currículo das escolas”, que “desenvolve competências e estratégias de pensamento”, explicou Patrícia à agência Lusa.

No comunicado da escola, a psicóloga referiu que “foi inesperado receber tamanho reconhecimento” internacional e que a entrega do prémio foi um momento grande emoção, até porque representou “o culminar de um ano de aprendizagens e trabalho profundo”.

Em relação ao panorama português, Patrícia acrescentou que os jovens “estão, sem dúvida nenhuma” preparados para serem criativos, mas as competências “exigem muito trabalho e muita mudança ao nível de mentalidades. [Portugal] não tem sabido valorizar a criatividade. É de facto uma luta muito grande”.

Notícia sugerida por Vítor Fernandes, Carla Neves e Elsa Fonseca

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub