Cultura

EUA: Lisboa e Fado em destaque no Huffington Post

Lisboa e o seu Fado são as estrelas de um artigo publicado, este mês, no site norte-americano Huffington Post.
Versão para impressão
Lisboa e o seu Fado são as estrelas de um artigo publicado, este mês, no prestigiado site informativo norte-americano Huffington Post. A crónica, da autoria da editora de viagens Barbara Barton Sloane, fala do título de Cidade Europeia do Ano atribuído à capital portuguesa e da música tradicional “sedutora”, um dos elementos da cultura lusitana que mais queria conhecer.
 
“Lisboa merece o título de cidade europeia do ano”, afirma Barbara Barton Sloane. De acordo com a jornalista, “a fabulosa capital portuguesa sempre beneficiou da combinação soberba entre uma baixa vibrante, os quarteirões históricos com parques e jardins e o desenvolvimento contemporâneo”.
 
Em tom elogioso, Barbara Barton Sloane fala da gestão “bem-sucedida” feita entre a arquitetura moderna e clássica e do investimento lisboeta em projetos urbanos de relevo, que lhe asseguraram a distinção.
 
A editora de viagens do Huffington Post salienta ainda a outra razão que Lisboa tem para se orgulhar: o facto de a UNESCO ter declarado o Fado como Património Imaterial da Humanidade, um estatuto apenas cedido a tradições que passam de geração em geração e através da cultura de um povo.
 
Barton Sloane descreve-o como um género musical “de música e poesia” e confessa que ouvi-lo numa pequena casa de fados de um recanto lisboeta foi “uma experiência cintilante”. Na sua visita a Portugal houve também tempo para uma visita ao Museu do Fado, onde sobressaíram “as centenas de fotos de cantores famosos e os posters antigos, que explicam como este se desenvolveu”.
 
O título de Cidade Europeia do Ano 2012 e o Fado: razões “persuasivas e convidativas” para visitar a capital, garante a jornalista. “Mas será que precisamos de uma razão? Lisboa, Portugal, é razão suficiente”, conclui.

Clique AQUI para aceder ao artigo completo (em inglês).

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório