Negócios e Empreendorismo

EUA: Empresa cria lâmpada solar económica

NULL
Versão para impressão
Uma empresa americana criou uma lâmpada económica que se recarrega através de energia solar e que poderá levar luz às populações que não têm acesso a redes de eletricidade.

Vinte dólares (cerca de 14 euros) é quanto vai custar a lâmpada que carrega durante o dia através dos raios solares e que aguenta até 6 horas acesa, ou mais se for carregada por várias dias.

A Nokero diz que esta é a lâmpada solar mais económica do mundo, já que na maioria dos países o valor gasto no objeto é recuperado ao fim de um período que varia entre os 15 dias e os 2 meses.

A bateria dura cerca de um ano e meio e é substituível para que a lâmpada seja aproveitada por muitos anos.

A empresa Nokero diz que o seu principal objetivo é que esta lâmpada venha a ser usada pelos milhares de pessoas que vivem sem eletricidade em todo o mundo, substituindo as lâmpadas alimentadas por combustíveis altamente prejudiciais à saúde, como o querosene (daí o nome da empresa – Nokero – abreviatura de No Kerosene – sem querosene).

A Nokero foi criada em 2010 por Steve Katsaros e aposta no desenvolvimento de produtos amigos do ambiente e economicamente acessíveis, destinados sobretudo aos países em desenvolvimento.

Esta é uma empresa com fins lucrativos mas que funciona com base no modelo de empreendedorismo social. Conjuga-se a finalidade lucrativa com o interesse por diversas causas sociais. Neste caso particular, Katsaros acredita que colocar a lâmpada Nokero N200 no mercado pode ajudar a criar mais postos de trabalho, fortalecendo a economia dos países em desenvolvimento.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório