Mundo

EUA: Cirurgiões usam supercola para salvar bebé

Uma equipa médica do hospital da Universidade do Kansas (EUA) recorreu a esta poderosa cola para estancar a hemorragia cerebral de uma bebé com apenas três semanas de idade.
Versão para impressão
Uma equipa médica do hospital da Universidade do Kansas (EUA) recorreu a esta poderosa cola para estancar a hemorragia cerebral de uma bebé com apenas três semanas de idade.
 
De acordo com a imprensa norte-americana, os pais levaram Ashlyn Julian de urgência para o hospital depois da bebé ter começado com convulsões e vómitos. 
 
Os médicos detetaram, então, um aneurisma localizado no meio do cérebro da criança que tinha rebentado e que não podiam estancar com os instrumentos de cirurgia tradicionais, inadequados para um crânio tao pequeno. 
 
Por isso, a equipa liderada pelos médicos Alan Reeves e Koji Ebersole optou por aceder ao cérebro com cateteres minúsculos, do tamanho de um cabelo, e estancar a hemorragia usando uma pequena gota de supercola para fechar aneurisma. Os médicos já informaram que a criança está a recuperar bem. 
 
De acordo com o comunicado do hospital, esta foi a primeira vez que a supercola foi usada para estancar uma hemorragia cerebral.

Os médicos admitem que arriscaram, ao avançar para esta experiência, mas salientam que tinham de apostar numa alternativa já que a hemorragia iria certamente causar a morte da bebé.

O hospital revela ainda que as hemorragias cerebrais em bebés com menos de quatro semanas são extremamente raras: nos EUA registam-se apenas 17 casos desde 1949.

Notícia sugerida por Elsa Martins, Carla Neves e Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub