Cultura

EUA: Arquiteto português vai ser curador do MoMa

NULL
Versão para impressão
O arquiteto português Pedro Gadanho foi escolhido para curador de Arquitetura Contemporânea do Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque. A seleção foi feita a partir de um concurso internacional lançado, em Março, pelo museu, segundo informação avançada pelo jornal Público.

Pedro Gadanho, que foi responsável pela representação portuguesa na Bienal de Veneza de Arquitetura em 2004, vai começar a dirigir os setores das exposições, aquisições e Jovens Arquitetos do museu nova-iorquino já em Janeiro.

Nascido na Covilhã, em 1968, Pedro Gadanho formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), onde leciona nos dias de hoje. É mestre em Arte e Arquitetura pelo Kent Institut of Arts and Design, em Inglaterra, e tem dividido a sua atividade entre a docência e a profissão de arquiteto.

Pedro Gadanho tem ainda vindo a prestar serviços como curador, crítico, investigador e editor e é responsável pela série “Beyond, Short-Stories on the Post-Contemporary”, em Amesterdão, e pelo blogue ShrapnelContemporary, além de colaborar com regularidade em diversas publicações internacionais.

O arquiteto instalou o “Metaflux” na Bienal de Veneza de 2004 e comissariou as exposições “Post. Rotterdam”, para a Porto 2001, “Space Invaders”, para o British Council de Londres e “Pancho Guedes, um Modernista Alternativo”, para o Museu da Arquitetura da Suíça.

Fez ainda parte da direção da ExperimentaDesign, de 2000 a 2003, e foi co-organizador da 1ª Conferência Internacional de Arquitetura e Ficção – Once Upon a Place.

O arquiteto também publicou recentemente o livro “Arquitetura em Público” (Dafne), que fixa a sua tese de doutoramento na FAUP e reflete um estudo sobre a atenção mediática à disciplina.

Neste momento, Pedro Gadanho encontra-se a cargo do concurso “Performance Architecture” para Guimarães 2012, um concurso internacional para a seleção de propostas de intervenção temporária no espaço urbano, que decorrer até Janeiro.

[Notícia sugerida por Anabela Figueiredo]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório