Saúde

Estudo: Beber mais 1% de água ajuda a perder peso

Um estudo conclui que aumentar em 1% o consumo diário de água da torneira reduz o número de calorias consumidas diariamente.
Versão para impressão
Basta aumentarmos em 1% o consumo diário de água da torneira para reduzirmos o número de calorias consumidas por dia. Beber mais água também ajuda a diminuir as quantidades consumidas de açúcar, sódio, gordura e colestrol. Os dados são revelados num estudo divulgado, em Fevereiro, pela Universidade de Illinois (EUA).

O universo de estudo abrangeu mais de 18.300 indivíduos adultos. Aqueles que aumentaram o consumo de água em um, dois ou três copos diários reduziram o total de energia em 68-205 calorias diárias e a ingestão de sódio em 78-235 gramas.

Os benefícios do consumo de água da torneira foram semelhantes em indivíduos de diferentes etnias, níveis de educação, rendimentos ou massa corporal.

Para Ruopeng An, autor do estudo e professor de Cinesiologia e Saúde Comunitária na Universidade de Illinois, a descoberta motiva a criação de novas campanhas de educação na área da nutrição.

Campanhas que, acrescenta, podem ser direcionadas a “(…) diversos subgrupos populacionais e que promovam o consumo de água de torneira em detrimento de bebidas com calorias”.

Mais água, menos calorias

Aos participantes foi pedido que se registassem tudo o que comeram e beberam por períodos de dois dias, em intervalos de 3-10 dias.

De seguida, An calculou a quantidade de água da torneira consumida diariamente por cada pessoa. Em média cada participante consumia 4.2 copos de água por dia.

Seguindo instruções de An, o grupo aumentou em apenas 1% o consumo diário de água, que se revelou estatisticamente significativo: os dados mostram que houve um decréscimo diário de 8.6 calorias nos participantes, bem como reduções no consumo de bebidas com açúcar ou de comidas de baixa nutrição. Também houve reduções no consumo de gorduras, açúcar, sódio e colestrol.

O estudo foi publicado no Journal of Human Nutrition and Dietetics.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório