Inovação e Tecnologia

Estudantes de engenharia constroem carro elétrico

Um grupo de 25 estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) de Oeiras construiu um novo carro elétrico de competição, o FST05. Este é um protótipo da Fórmula 1 universitária, considerado "o mais tecnológico" alguma vez construído em Portugal.
Versão para impressão
Um grupo de 25 estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) de Oeiras construiu um novo carro elétrico de competição, o FST05. Este protótipo da Fórmula 1 universitária já é considerado “o mais tecnológico” que alguma vez foi construído em Portugal.
 
Com um investimento de 350 mil euros, de vários patrocinadores, foi apresentado esta quarta-feira, no Taguspark, um novo modelo de carro elétrico de competição, criado por estudantes de engenharia, avançou a Lusa.
 
De acordo com a Lusa, este já é considerado o carro “mais tecnológico” alguma vez criado no país, com inovações como “chassis monocoque, apêndices aerodinâmicos (asas e fundo plano), uma suspensão e jantes integrais em fibra de carbono e um diferencial eletrónico”.
 
Na apresentação do carro, que foi apadrinhado pelo antigo piloto da Fórmula 1 Pedro Lamy, o chefe da equipa de estudantes, João Pedro, explicou que a opção de criar um carro elétrico surgiu de acordo com as “preocupações ambientais e a incerteza do mercado dos combustíveis fósseis”.
 
O FST05 foi construído por alunos da equipa Novabase, no âmbito do Fórmula Student, uma competição internacional criada para alargar os conhecimentos dos estudantes universitários.

Clique AQUI para conhecer a equipa.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub