Mundo

Estudante de Medicina salva passageiro durante voo

Um jovem estudante de medicina está a ser considerado um herói depois de ter salvo a vida de um passageiro durante uma viagem de avião até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Versão para impressão
Um jovem estudante de medicina está a ser considerado um herói depois de ter salvo a vida de um passageiro durante uma viagem de avião até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A intervenção de Craig MacLean, de 22 anos, foi decisiva para reanimar um homem que sofreu um ataque cardíaco a 11.000 metros de altitude.
 
A história é avançada pela agência de notícias escocesa Deadline News, que conta que MacLean seguia num voo da companhia KLM com destino a uma conferência sobre a saúde e o tabaco quando, em situação de emergência, as hospedeiras de bordo perguntaram de imediato se havia um médico a bordo. 
 
O jovem, natural de Glasgow, informou a tripulação de que não está, ainda, oficialmente qualificado para tratar pacientes, mas acabou por ser levado até ao homem, que se encontrava inconsciente. 
 
Apesar da inexperiência, MacLean, aluno da Universidade de Dundee, na Escócia, iniciou, rapidamente, manobras de reanimação e pediu que lhe trouxessem o 'kit' de desfibrilhação disponível no avião. 
 
“O homem, de cerca de 50 anos, estava inanimado, pelo que pedi que me ajudassem a deitá-lo no chão do corredor. Observei-o e percebi que ele não respirava e não tinha pulso”, recordou MacLean.
 
“Foi aí que o 'alarme' tocou: é um ataque cardíaco. Preciso de agir agora, e depressa, ou este homem vai morrer. Comecei a reanimação, pedi um desfibrilhador e disse à tripulação que tínhamos de aterrar de emergência”, contou à Deadline News.
 
Auxiliado por uma enfermeira holandesa e com a ajuda do desfibrilhador, foi possível “fazer o coração dele voltar a bater normalmente e ele começou a respirar”, disse o estudante.
 
Depois de uma aterragem de emergência em Ancara, na Turquia, o homem foi entregue a uma equipa médica mas, segundo MacLean, tudo acabou em bem. “A última vez que tive notícias foi após a aterragem e fiquei aliviado por me terem dito que ele está vivo”, confessou.

Notícia sugerida por David Ferreira

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório