Inovação e Tecnologia

Está a chegar uma máquina que lava a roupa a pedal

Chama-se "Drumi" e, em cerca de cinco minutos, é capaz de lavar mais de dois quilos de roupa: basta pedalar. A nova máquina de lavar roupa a pedal não precisa de eletricidade e ajuda a poupar água
Versão para impressão
Chama-se “Drumi” e, em cerca de cinco minutos, é capaz de lavar mais de dois quilos de roupa: basta pedalar. A nova máquina de lavar roupa a pedal não precisa de eletricidade e ajuda a poupar água, assumindo-se como uma alternativa mais sustentável do que as convencionais.
 
Desenvolvida pela empresa canadiana Yirego, com sede em Toronto, a invenção, que mede cerca de 56 centímetros de altura e pesa aproximadamente sete quilos, necessita apenas de cerca de 10 litros de água e um pouco de detergente para lavar entre seis a sete peças de roupa de cada vez.
 
De acordo com os criadores, a utilização da “Drumi” é muito simples: para começar a lavar, é só levantar a tampa de plástico da máquina, colocar a roupa no tambor junto com cinco litros de água, voltar a fechá-la e adicionar o detergente, pedalando durante dois minutos.
 
Depois, basta carregar num botão existente na tampa para esvaziar a água suja, acrescentar outros cinco litros de água, pedalar por mais dois minutos, libertar a água e terminar o processo com um último minuto de pedalada, que funciona como “centrifugação”, explica a Yirego.


Cinco minutos a pedalar são suficientes para lavar seis a sete peças de roupa de uma vez. © Yirego
 

Segundo a companhia, a “Drumi” foi criada a pensar, especialmente, em estudantes, famílias que acabaram de ter um bebé e lavam muita roupa ou que vivem em apartamentos e não têm tempo para ir até uma lavandaria 'self-service' e em campistas, mas é ideal para “qualquer pessoa que não tenha acesso imediato a uma máquina de lavar”. 
 
Embora não tenha o propósito de funcionar como uma verdadeira substituta de uma máquina de lavar roupa tradicional, se for usada como máquina “secundária”, a “Drumi” poupa não apenas eletricidade como cerca de 80% da água, que é esvaziada pelo fundo da máquina (o que permite que seja colocada, por exemplo, numa banheira, num chuveiro ou no exterior durante a utilização).
 
Esta máquina de lavar roupa a pedal deverá chegar ao mercado já este Verão mas, por enquanto, vai estar apenas disponível para os mercados dos EUA e do Canadá, onde custará 169 dólares (cerca de 152 euros).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório