Ciência

Esqueleto de “Mona Lisa” poderá ter sido descoberto

Um grupo de arqueólogos crê ter descoberto o esqueleto de Lisa Gherardini, a musa que inspirou Leonardo da Vinci para a criação da sua mais notável obra: a Mona Lisa.
Versão para impressão
Um grupo de arqueólogos crê ter descoberto o esqueleto de Lisa Gherardini, a musa que inspirou Leonardo da Vinci para a criação da sua mais notável obra: a Mona Lisa. Os ossos foram encontrados sob o chão de um convento na cidade de Florença, em Itália, e ainda vão ser submetidos a vários testes.
 
Desde o ano passado que a equipa de especialistas, liderada por Silvano Vinceti, tem realizado escavações no Convento de Santa Úrsula e, recentemente, encontrou um crânio de mulher e uma cripta que terá sido a última morada da verdadeira “Mona Lisa”.
 
Depois de os trabalhos terem sido interrompidos durante algum tempo devido à falta de financiamento, os arqueólogos conseguiram retomá-los recentemente e, esta semana, descobriram um esqueleto completo.
 
O achado deixou animados os especialistas, que agora vão comparar o material genético encontrado com os restos mortais dos dois filhos de Lisa, sepultados perto do convento. Caso a análise revele um resultado positivo, ficará validada a teoria de que a ossada pertence à modelo retratada numa das pinturas mais célebres do mundo.
 
De acordo com o Daily Mail, se conseguirem confirmar tal teoria, os arqueólogos vão, posteriormente, tentar reconstruir o rosto original da mulher italiana e compará-lo com o do quadro, tentando solucionar o mistério do enigmático sorriso que perdura há cinco séculos no panorama artístico mundial.
 
Lisa Gherardini era mulher de um comerciante de seda rico, de nome Francesco del Giocondo – o que explica o título dado ao quadro em Itália, onde é conhecido como “La Gioconda”. Depois da morte do marido, Lisa ter-se-á tornado freira, permanecendo no convento até ao fim da sua vida.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório