Desporto

Espinho recebe campeonato de bodyboard noturno

A Praia da Baía, em Espinho, recebe na madrugada de sábado para domingo o campeonato noturno de bodyboard "Star of the Waves", que, segundo um dos seus organizadores, é "um evento único e inédito a nível europeu".
Versão para impressão
A Praia da Baía, em Espinho, recebe na madrugada de sábado para domingo o campeonato noturno de bodyboard “Star of the Waves”, que, segundo um dos seus organizadores, é “um evento único e inédito a nível europeu”.

O campeonato “Stars of the Waves” é organizado por Gonçalo Pina e Ricardo Faustino, ambos espinhenses dedicados à prática e divulgação do bodyboard, e envolve também a escola Surf Atitude Club, em parceria com a Câmara Municipal de Espinho e a Junta de Freguesia local.

A prova está homologada pela Federação Portuguesa de Surf e conta com a participação de cerca de 20 atletas convidados para o efeito pela organização.

A iniciativa resulta de uma ambição antiga de Gonçalo Pina, que sempre desejou associar uma prova da modalidade à noite em que 40 a 50 mil pessoas ocupam a marginal de Espinho para assistir ao fogo de artifício das festas em honra de Nossa Senhora da Ajuda, padroeira da cidade.

“Quisemos aproveitar a quantidade de pessoas que visita Espinho nesse dia, organizando um evento que, pela sua componente nocturna, é único e inédito na Europa”, explica à agência Lusa Gonçalo Pina.

Transmitido em direto nos sites www.starsofthewaves.com e www.oceanlook.com, o campeonato concentra-se em duas práticas que, envolvendo motos aquáticas, ainda estão pouco divulgadas em território nacional: o Tow In, em que a moto reboca o atleta para dentro da água, e o Tow Out, em que o bodyboarder é arrastado contra a onda para executar grandes manobras.

No período nocturno, o Star of the Waves tem início logo que acabe o fogo de artifício e decorre até às 04h00, com recurso a 10 focos de luz instalados no paredão da Baía e quatro bóias náuticas a iluminar a praia a partir do mar.

Na tarde de domingo, a final realiza-se a partir das 16h30 e haverá também uma “expression session”, em que todos os atletas estarão dentro de água ao mesmo tempo, para executarem as suas melhores manobras.

Entre esses, inclui-se Paulo Costa, Bernardo Alvim, Jaime Jesus, Silvano Lourenço, António Cardoso e Rui Pereira, todos eles apontados por Gonçalo Pina como “referências nacionais e internacionais da modalidade”.


Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório