Saúde

Espinho: Controlo da saúde de idosos à distância

A partir de hoje, os idosos que vivem sozinhos no município de Espinho vão poder contar com um dispositivo que controla a sua sáude à distância. O projeto "Keep Care" já é utilizado em países nórdicos e chega agora, pela primeira vez, a Portugal.
Versão para impressão
A partir desta segunda-feira, os idosos que vivem sozinhos no município de Espinho vão poder contar com um dispositivo que controla a sua sáude à distância. O projeto “Keep Care” já é utilizado em países nórdicos e chega agora, pela primeira vez, a Portugal.
 
Trata-se de uma banda de cintura equipada com tecnologia própria que permite medir sinais vitais, como o ritmo cardíaco dos utilizadores. A monitorização do “Keep Care” é feita “em tempo real e está sempre a ser controlada” por técnicos, explica o presidente da Câmara de Espinho, Pinto Moreira, à Lusa.
 
“Se o chip detetar algum problema, é logo alertado um técnico que vai à residência desse idoso ver a que se deve a situação e que, em caso disso, ativa os meios de emergência normais”, acrescenta o autarca. 
 
O projeto vai ser totalmente financiado pelo Fundo Social Europeu. A fase-piloto arranca hoje e “prevê a monitorização de 50 cidadãos”, com a distribuição gratuita dos aparelhos.

Posteriormente, o objetivo é alargar a cobertura do “Keep Care” a outros cidadãos, “com a eventual possibilidade de esses adquirirem os próximos aparelhos a um preço especial – graças ao facto de Espinho ter sido o primeiro município do país a aderir ao programa”, acrescenta Pinto Moreira no comunicado. 

 
Segundo o autarca, a iniciativa insere-se no plano estratégico da Divisão Social de Espinho, que se tem empenhado no desenvolvimento de medidas como o “transporte gratuito até ao Hospital de Gaia, que é a unidade de referência para Espinho.”
 
O “Keep Care” é um dispositivo da empresa portuguesa Increased Time, que conta com o apoio da operadora Optimus. 

Clique AQUI para saber mais sobre o “Keep Care”.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub