Literatura

Escritores organizam iniciativa literária no Porto

Vários escritores vão juntar-se, de 22 a 29 de Junho, nos Aliados, para a iniciativa "Acorda Porto", em protesto pela não-realização da feira do livro nesta cidade em 2013.
Versão para impressão
Vários escritores vão juntar-se, de 22 a 29 de Junho, na Praça da Liberdade da cidade do Porto, para a iniciativa “Acorda Porto”, em protesto contra a não-realização da feira do livro nesta cidade em 2013.
 
A ideia é permitir um encontro entre os escritores e os seus leitores, tal como acontece em todas as edições da feira do livro. Em declarações à agência Lusa, o autor Miguel Miranda adiantou que os escritores vão estar em algumas esplanadas da Praça da Liberdade, no Porto, para uma série de apresentações denominadas “um livro em cinco minutos”, que será o tempo que cada um terá para falar sobre uma obra da sua autoria. Depois de cada sessão, é possível adquirir os livros e falar com os autores.
 
À iniciativa já aderiram nomes como Luís Miguel Rocha, Valter Hugo Mãe, Manuel Jorge Marmelo, Ana Luísa Amaral, Álvaro Magalhães, Afonso Cruz, Inês Botelho, Patrícia Reis e o próprio Miguel Miranda, que afirma que a “lista ainda não está fechada”. 
 
Para além destes encontros, que pretendem devolver “um direito que a cidade, os escritores e os leitores têm”, o autor revelou que irá ainda decorrer uma acção de protesto contra a não realização da edição anual da feiro do livro no Porto, à qual já aderiram escritores como Lídia Jorge e Rentes de Carvalho.

“Com cordas – daí o ‘acorda Porto’ – vamos amarrar textos de todos os escritores nas árvores da lamentação, em protesto contra a não-realização de uma feira do livro que acreditamos que deve ser perpetuada”, afirmou Miguel Miranda. “Nós não estamos de lado nenhum, não procuramos culpados, o que sabemos é que há inocentes: os escritores e os leitores”, acrescentou.
 

O primeiro escritor a avançar com uma ação alternativa à feira do livro foi José Luís Peixoto, que decidiu marcar, desde logo, para dia 5 de Junho, um encontro com os seus leitores, no espaço dos Maus Hábitos, ao qual acorreram algumas dezenas de pessoas. 

Notícia sugerida por Diana Rodriguez

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub