Saúde

Escócia dá incentivos a quem desiste de fumar

Na localidade de Dundee, na Escócia, existem 36 mil fumadores, dos quais metade vive com grandes dificuldades económicas. Por isso, o sistema de saúde nacional (NHS, em inglês) implementou um programa que prevê a atribuição de recompensas financeiras
Versão para impressão
Na localidade de Dundee, na Escócia, existem 36 mil fumadores, dos quais metade vive com grandes dificuldades económicas. Por isso, o sistema de saúde nacional (NHS, em inglês) implementou um programa que prevê a atribuição de recompensas financeiras para alimentação a quem comprove, em exames semanais, que deixou de fumar.

Os incentivos semanais têm um valor de 15 euros – 12,5 libras. Para os merecerem, os inscritos neste programa piloto de 12 semanas testam os seus níveis de monóxido de carbono nas farmácias. Os resultados revelam se a pessoa fumou ou não, durante a semana precedente.

Além disso, o dinheiro apenas é disponibilizado num cartão que apenas é válido na compra de bens alimentares. A utilização destes incentivos para a compra de tabaco ou álcool está, portanto, fora de questão.

“Deixar de fumar é a decisão mais importante que alguém pode tomar quanto ao seu estilo de vida para melhorar imediatamente a sua saúde”, considera o consultor de saúde pública e fundador deste programa, Andrew Radley, em entrevista à BBC.

Além disso, o responsável acredita que, a longo prazo, esta iniciativa pode vir a poupar uma quantia significativa de dinheiro ao sistema de saúde público escocês, já que “os fumadores custam muito dinheiro à economia do país”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório