Cultura

Encontrado filme inédito de Orson Welles

Um filme perdido do realizador norte-americano Orson Welles, que se acreditava ter sido destruído em 1970 num incêndio, acaba de ser encontrado num armazém, em Itália.
Versão para impressão
Um filme perdido do realizador norte-americano Orson Welles, que se acreditava ter sido destruído em 1970 num incêndio, acaba de ser encontrado num armazém, em Itália. 75 anos depois de ter sido filmada, a película vai agora chegar ao público, avançam as agências internacionais. 
 
O filme mudo “Too Much Johnson” (Demasiado Johnson, em português) uma paródia cómica realizada antes de Welles chegar a Hollywood para filmar “Citizen Kane,” foi encontrada numa caixa de um armazém da Cineteca del Friuli, na cidade italiana de Pordenone, disse Giuliana Puppin, uma porta-voz daquela entidade, citada pela AP.
 
A forma como a película de 35mm terá chegado a Pordenone é um mistério que continua por esclarecer. A responsável daquela sociedade dedicada à Sétima Arte explicou que a caixa não tem qualquer etiqueta ou documento que aponte para a sua origem. 
 
O filme “Too Much Johnson” é protagonizado por Joseph Cotten e está filmado de um modo que segue de forma muito aproximada a peça teatral do mesmo nome, revelou Circo Giorgini, um italiano especialista na obra de Welles que identificou a obra, há cerca de três anos. O filme não está terminado e nunca foi exibido publicamente. 
 
Embora a existência do filme fosse conhecida, acreditava-se que a fita tinha sido destruída durante um incêndio na casa que o realizador tinha em Madrid, Espanha, em 1970. Mas na verdade não se sabia ao certo quantas cópias tinham sido feitas. 
 
Giorgini percebeu imediatamente que estava perante a película perdida, quando viu que a estrela do filme era o ator Cotten. “Foi como encontrar um quadro perdido de mestre, como por exemplo Caravaggio, que ninguém sabia existir”, salientou, acrescentando que este filme confirma o talento de um jovem realizador, na altura com apenas 20 anos. 
 
O filme foi restaurado com apoios de entidades norte-americanas e vai ser exibido, pela primeira vez, no dia 09 de Outubro, num festival dedicado ao cinema mudo, que decorre Pordenone.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub