Cultura

Encontrado filme desaparecido de Cartier-Bresson

Um filme com a duração de 18 minutos gravado por Henri Cartier-Bresson - considerado o pai do fotojornalismo moderno e fundador da agência Magnum - sobre voluntários britânicos e norte-americanos na Guerra Civil Espanhola foi agora encontrado 70 anos
Versão para impressão
Um filme com a duração de 18 minutos gravado por Henri Cartier-Bresson – considerado o pai do fotojornalismo moderno e fundador da agência Magnum – sobre voluntários britânicos e norte-americanos na Guerra Civil Espanhola foi agora encontrado 70 anos depois.

O documentário que esteve perdido até agora foi filmado em 1937 e mostrado ao público em Nova Iorque um ano depois. O autor do achado é um investigador espanhol, Juan Salas, que o descobriu no arquivo da Brigada Abraham Lincoln,em Nova Iorque, conforme noticia o Corriere della Sera.

Intitulada “With the Lincoln Brigade in Spain”, a película é um documento importante em que o fotógrafo de origem francesa teve oportunidade de registar os membros estrangeiros da Brigada Abraham Lincoln durante a Batalha de Ebron. Ao todo foram 2.800 americanos que se juntaram às brigadas internacionais em Espanha para lutar contra os franquistas.

Para certificar a veracidade da filmagem a película foi comparada com suportes fotográficos pertencentes a Henri Cartier-Bresson que morreu em 2004.

O filme vai voltar a ser exibido na totalidade e pela primeira vez em Espanha, na Filmoteca de Madrid, a 27 de maio.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório