Ambiente Em Destaque

Empresário português cria prancha ecológica

Breklim vai dar que falar
Versão para impressão
por redação

Produzida com base em madeira criptoméria da ilha de São Miguel, nos Açores, a nova prancha de surf ecológica, com o nome de breklim, vai ser lançada neste mês pelo empresário Gonçalo Belmonte.

A trabalhar há seis anos neste projeto, revela que “naturalmente fui encontrar a criptoméria [a espécie mais comum da fileira florestal no arquipélago] e a partir daí foi um percurso que nunca mais acabou”.

Nascido e criado em Alenquer, distrito de Lisboa, procurou produzir uma prancha em madeira, tendo começado por investir noutros materiais que garantissem qualidade e sustentação dentro de água, tendo a criptoméria dado essa segurança.

À Lusa, o empresário explicou que a sua preocupação era criar uma prancha de surf que “pudesse ser compatível com as necessidades de performance que hoje em dia se exigem”.

O promotor diz que “o que está a acontecer com a nossa produção nesta altura é que chegámos a um processo que nos permite criar pranchas com um nível de performance muitíssimo razoável e com pequenas diferenças de peso relativamente a pranchas normais”.

As pranchas podem ser adquiridas on-line e em lojas específicas de surf, com o objetivo de internacionalizar o negócio e chegar a mercados como França, Espanha ou países nórdicos.

Considera que “a viragem da indústria para a ecologia é uma tendência que está a acontecer e que é muito mais compreensível em mercados internacionais”.

Esta prancha nasceu de uma “paixão que cruza dois mundos, o amor de transformar a madeira em objetos de culto e o prazer de entrar no mar e surfar as ondas”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório