Inovação e Tecnologia

Empresa quer construir central solar na lua

Uma empresa japonesa quer criar um cinturão de células solares em torno da Lua que seria capaz de recolher energia emitida pelo Sol e de abastecer todo o planeta Terra de eletricidade A empresa promete assim realizar um dos maiores sonhos da humanida
Versão para impressão
Uma empresa japonesa quer criar um cinturão de células solares em torno da Lua que seria capaz de recolher energia emitida pelo Sol e de abastecer todo o planeta Terra de eletricidade A empresa promete assim realizar um dos maiores sonhos da humanidade: obter energia limpa, constante e inesgotável.

A Shimizu Corporation [uma empresa de construção japonesa] avançou com uma proposta que pretende tirar o máximo partido da energia solar através da construção de uma central foto voltaica em torno da linha equatorial da Lua.

De acordo com o site da Shimizu Corporation, o projeto “Anel Lunar” prevê a instalação de um cinturão de células solares com 11 mil  quilómetros de comprimento e 400 de largura que seria capaz abastecer todo o planeta de energia elétrica ao recolher energia solar que seria transmitida para a Terra através de micro-ondas e raios laser de grande alcance.

A sua construção estaria a cargo de robots capazes de nivelar, escavar, montar e manobrar equipamento, telecomandados a partir da Terra e supervisionados por um  grupo de astronautas.

A empresa prevê ainda tirar o máximo partido das matérias primas da Lua, a partir das quais diz ser capaz de produzir cimento, oxigénio, vidro, cerâmicas e água, construindo as próprias células foto voltaicas nas instalações lunares.

Esta ideia remete para a situação retratada recentemente no filme Moon [realizado por Duncan Jones, em 2009] onde um único astronauta se encarrega da supervisão da maquinaria de uma estacão lunar que recolhe para uma multinacional energética Helio-3, o principal combustível limpo utilizado em todo o planeta.

[Notícia sugerida pela utilizadora Maria Oliveira]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório