Negócios e Empreendorismo

Empresa portuguesa desenvolve técnica têxtil inovadora

NULL
Versão para impressão
A empresa vimaranense Pizarro, em parceria com uma empresa italiana, desenvolveu uma nova técnica 100% ecológica para dar aos tecidos um aspeto 'vintage'. A técnica, apresentada no início do mês, substitui os processos químicos que até agora eram utilizados para obter o mesmo efeito.
 

A empresa Pizarro, de Guimarães, desenvolveu a técnica Icelite, em parceria com a empresa italiana Mactec, e investiu na construção do primeiro protótipo do equipamento no valor de 200 mil euros. 

Com este processo, que recorre a gelo produzido a partir do dióxido de carbono presente na atmosfera, as empresas Pizarro passam a ser as primeiras a nível mundial a utilizar uma técnica limpa para dar o efeito de desgaste e lavagem nos tecidos.

A empresa explica, em comunicado, que através da combinação da tecnologia Icelite com máquinas laser e com o recurso ao ozono “é possível a criação de um serviço 100% ecológico”, obtendo tecidos com um look envelhecido com a mesma qualidade.

Além de evitar a utilização de produtos químicos, “este processo não precisa de ser neutralizado no final, o que leva a uma poupança de 50% da água” que normalmente é utilizada.

A empresa sublinha ainda que esta técnica tem um impacto ambiental global muito relevante, visto que “não são utilizados produtos nocivos ou perigosos tanto para o operador como para o cliente final”.

O grupo Pizarro S.A., atualmente com cerca de 600 trabalhadores, foi fundado em Guimarães, em 1983, e é constituído por quatro empresas ligadas à indústria têxtil. Trabalhando com consagradas marcas mundiais, o grupo exporta a maior parte da sua produção.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub