Inovação e Tecnologia

Emergências: Novo paraquedas para deixar edifícios

Foi recentemente apresentado um novo paraquedas, o SOS Parachute, desenvolvido por um inventor do Panamá, que poderá vir a ser utilizado como hipótese de escape para pessoas presas em arranha-céus durante uma catástrofe.
Versão para impressão
Foi recentemente apresentado um novo paraquedas, o SOS Parachute, desenvolvido por um inventor do Panamá, que poderá vir a ser utilizado como hipótese de escape para pessoas presas em arranha-céus (em chamas, por exemplo) durante uma catástrofe. A solução já foi testada 13 vezes e em todas a fuga foi bem-sucedida.
 
Este sistema foi criado por Morris Shahbazi, que começou a trabalhar no projeto em conjunto com a sua equipa há 12 anos depois dos atentados terroristas do World Trade Center, em 2001, ocasião em que as imagens de vítimas a saltarem desamparadas das janelas dos edifícios nova-iorquinos sem outra forma de escapar chocaram o mundo. 


Veja o vídeo de um dos testes feitos por Shahbazi que mostra o funcionamento deste paraquedas

Segundo o inventor do equipamento, citado pela imprensa internacional, o paraquedas consegue abrir-se no espaço de 30 metros, muito mais rapidamente do que os convencionais, permitindo a indivíduos em situação de emergência optar por “saltar” para a segurança em vez de arriscarem a saída a partir do interior ou de ficarem presos no edifício.

 
Shahbazi e os colegas esperam que a utilização deste paraquedas possa vir a tornar-se comum por todo o mundo neste tipo de situações e, para provar a sua eficiência, o inventor saltou já de 13 edifícios de escritórios, conseguindo sempre escapar com sucesso dos andares mais altos. 
 
O produto está já à venda no Panamá e a empresa de Shahbazi, a SOS Parachute, sediada no Panamá, abriu escritórios em locais conhecidos pela altura dos seus arranha-céus, nomeadamente EUA, Dubai e Singapura, esperando expandir-se, em breve, para a capital inglesa, Londres.

Notícia sugerida por David Ferreira

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub