Inovação e Tecnologia

Eletricidade: balança comercial positiva

A balança comercial de energia elétrica foi "pela primeira vez positiva" nos primeiros meses de 2010. De acordo com o secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, este é "um fortíssimo indicador de tendência" com o saldo entre expo
Versão para impressão
A balança comercial de energia elétrica foi “pela primeira vez positiva” nos primeiros meses de 2010. De acordo com o secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, este é “um fortíssimo indicador de tendência” com o saldo entre exportações e importações de eletricidade com Espanha a ser favorável aos operadores nacionais.

De acordo com dados avançados pela Redes Energéticas Nacionais (REN), nos primeiros cinco meses do ano, Portugal comprou aos espanhóis 964 gigawatts (GWh) por hora e exportou 982 GWh. A diferença resulta num saldo positivo de 36 GWh, quando no mesmo período de 2009 Portugal tinha um saldo negativo de 2.127 GWh.

De acordo com o mesmo responsável citado pela agência Lusa, as energias renováveis tiveram um grande peso para esta inversão que se vinha a tornar crónica nos últimos anos.

“É resultado de uma aposta muito forte nas energias renováveis”, conclui Carlos Zorrinho, salientando contundo que este é um resultado “que depende muito das condições climáticas”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório