Sociedade

Eleita primeira mulher presidente da Assembleia

NULL
Versão para impressão

Assunção Esteves, de 54 anos, tornou-se esta terça-feira a primeira mulher a presidir a Assembleia da República portuguesa. A deputada obteve a segunda maior votação de sempre com o voto de 186 deputados, de um total de 230.

A ex-juíza do Tribunal Constitucional e também ex-eurodeputada alcançou 186 votos entre os 230 deputados, com outros 41 em branco e um nulo, ficando a 18 votos do resultado obtido em 2009 por Jaime Gama, que foi o presidente da Assembleia mais votado desde o 25 de Abril.

“Presidir ao parlamento constitui a maior honra da minha vida porque o parlamento é a liberdade que se fez instituição, consequência da razão moderna, do pensamento das luzes, da coragem dos justos”, afirmou a nova presidente da AR no discurso de tomada de posse.

Assunção Esteve foi eleita após o chumbo da candidatura de Fernando Nobre, apresentada pelo Partido Social Democrata e que não obteve os votos suficientes em duas votações consecutivas.

Na atual composição do Parlamento, contam-se 62 mulheres em 230 parlamentares, o que corresponde a 26,95 por cento do total.
 
Clique AQUI para aceder ao vídeo do discurso de Assunção Esteves.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório