iliving&trends

Electro Fork: Refeições sem sal

As autoridades de saúde e segurança alimentar concordam que a ingestão diária de sal da maioria dos europeus (cerca de 8-11 g) excede, em muito, o nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde – menos de cinco gramas diárias por pessoa.
Versão para impressão
E a situação agrava-se quando, a este consumo excessivo, se associam doenças graves, como a hipertensão e risco elevado de AVC. Foi a pensar nas pessoas que têm problemas de pressão arterial que uma equipa de cientistas da Universidade de Tóquio, Japão, desenvolveu o Electro Fork.

O dispositivo baseia-se na “gustação aumentada”, uma tecnologia que altera o sabor da comida usando correntes catódicas. Basta carregar num botão do garfo e ele simula o sabor do sal através de uma corrente elétrica.Captura de ecrã 2016-06-23, às 15.11.03

O Electro Fork não está disponível para venda. Tem sido testado num restaurante pop-up, o No Salt Restaurant, cujos pratos são todos sem sal. Yuki Ando, hipertenso com 42 anos, garantiu: “senti realmente o sabor a sal. Não posso acreditar!”.

A iniciativa poderá assim ajudar a repensar hábitos alimentares e tornar-se numa solução para um importante problema de saúde global.

// www.labtokyo.jp/nosalt/en

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub