Desporto

Edimburgo: Leonor Carneiro vence todos os homens

A atleta portuguesa Leonor Carneiro conseguiu, no passado domingo, ultrapassar todos os homens presentes na Meia-Maratona Rock'n'Roll de Edimburgo e sagrar-se campeã.
Versão para impressão

A atleta portuguesa Leonor Carneiro conseguiu, no passado domingo, ultrapassar todos os homens presentes na Meia-Maratona Rock'n'Roll de Edimburgo e sagrar-se campeã.

O feito raro foi alcançado no tempo de 1h16m4s, menos nove segundos que o adversário checo Jan Pichl, detentor do segundo lugar. Leonor Carneiro ficou ainda a quatro minutos da segunda mulher que cortou a meta.

“Foi uma surpresa para mim e para toda a gente. Não fazia ideia de quem seriam as adversárias – nem me preocupei com os homens -, só me disseram que era uma corrida popular. Mas em Portugal tenho participado em muitas e há normalmente bons atletas a competir”, conta à agência Lusa a atleta do Maratona, que foi convidada pela organização para participar na prova.

Leonor Carneiro preparou a prova apenas para vencer no setor feminino, mas acabou por se surpreender a si própria com os resultados: «Corri ao meu ritmo e, naturalmente, um grupo de homens foi para a frente. Mas, aos poucos, começaram a quebrar e, sensivelmente aos 18 quilómetros, consegui apanhar o primeiro. E acabei por ganhar a prova. As pessoas ficaram admiradas, os jornalistas vieram logo perguntar quem eu era e eu, claro, estava tão surpreendida quanto eles».

A atleta de 33 anos, natural de Ponte da Barca, ficou satisfeita com a sua prova, independentemente da valia dos adversários.

«A prova é muito agradável e variada, com passagem junto à praia, pelo centro da cidade e por uma zona de montanha, sempre com muito público e muita animação, durante a corrida e no final, na zona da meta. Mas é difícil, com muitas subidas e descidas. Daí que o tempo que fiz me tenha deixado satisfeita», concluiu.

A atleta vai agora apostar na Taça da Europa de 10 mil metros, em Bilbau, no início de Junho, onde pretende atingir os mínimos para o Campeonato da Europa de Helsínquia e para os Jogos Olímpicos Londres 2012.

[Notícia sugerida por Sofia Baptista, Vítor Fernandes e Francisco Bolila]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório