Fitness & Bem-estar

Ecopista do Dão distinguida com prémio europeu

A Ecopista do Dão, que atravessa os conselhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, foi distinguida, no passado dia 12 de Setembro, o terceiro lugar da sexta edição dos Prémios Europeus de Ecopistas, na categoria de Excelência.
Versão para impressão
A Ecopista do Dão, que atravessa os conselhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, foi distinguida, no passado dia 12 de Setembro, com o terceiro lugar da sexta edição dos Prémios Europeus de Ecopistas, na categoria de Excelência. 
 
Organizados de dois em dois anos pela Associação Europeia de Vias Verdes, os prémios Europeus de Ecopistas atribuem, assim, pela primeira vez, um prémio a Portugal, pela qualidade global da infraestrutura e pelo esforço realizado para a recuperação do património na Ecopista do Dão.
 
Com quase 50 quilómetros de extensão ao logo do antigo ramal ferroviário, aquela que é também a maior ecopista de Portugal foi inaugurada em 2001, dispondo de diversos equipamentos destinados ao passeio, lazer, prática de caminhada, corrida e passeio de bicicleta. 
 
O seu corredor é caracterizado pelos vestígios da antiga linha férrea do Dão, desativada em 1988, e a ponte metálica ferroviária do Mosteirinho, com uma extensão de cerca de 300 metros, é um dos locais mais emblemáticos do percurso.
 
A Ecopista do Dão caracteriza-se ainda como uma rota ecológica de ligação entre o meio urbano e rural, mas também como um veículo de promoção de saúde, da prática de atividade física e de sociabilização.
 
O primeiro prémio, na mesma categoria, foi atribuído à Tuernitzer Radweg, na Áustria, que se destacou por ter um túnel que é usado como sala de concertos, e o segundo à via verde de la Sierra, em Espanha.
 
Os vencedores foram anunciados no dia 12 de Setembro, em Viseu, Dão-Lafões, naquela que foi a primeira cerimónia de entrega destes prémios realizada em Portugal.

Saiba mais sobre estes prémios AQUI.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub