Em Destaque Turismo

Economia de Lisboa em alta devido ao turismo

O turismo teve um impacto económico bastante significativo na Região de Lisboa, em 2015, ano em que gerou cerca de 150 mil postos de trabalho. As contas são da consultora Deloitte e constam de um estudo feito para a Associação Turismo de Lisboa (ATL).
Versão para impressão
por redação

O turismo gerou 8,4 mil milhões de euros na economia da região de Lisboa em 2015. Nesse ano, o valor do turismo na região subiu 8% face à média de crescimento dos dez anos anteriores. No período de 2005 a 2015, o maior crescimento da região foi o da cidade de Lisboa, com uma média de 9,5% ao ano.

O emprego também evoluiu de forma rápida. O número de postos de trabalho no setor teve um aumento de quase 15%.

O número de hóspedes duplicou de 3,5 milhões para 7,3 milhões de pessoas entre 2005 e 2015. Tal como a procura, o número de serviços também cresceu.

A hotelaria cresceu em 240 milhões de euros, seguindo-se a restauração, com 200 milhões de euros. Os transportes e compras registaram um crescimento de 140 milhões cada, os congressos e reuniões aumentaram o valor em 100 milhões e a animação turística em 75 milhões.

“A expressividade dos resultados agora divulgados assenta numa estratégia concertada entre entidades públicas e privadas que, ao longo dos últimos anos, tem reforçado a atratividade de Lisboa enquanto destino turístico de excelência, refletindo-se no aumento progressivo do número de hóspedes”, refere a Associação de Turismo de Lisboa.

Os lisboetas orgulham-se do que o turismo trouxe à cidade

Num outro estudo feito para a ATL, em que a opinião dos lisboetas sobre o impacto do turismo na cidade é tida em conta, conclui-se que “mais de 90% da população que reside e trabalha em Lisboa tem uma opinião positiva ou muito positiva sobre os turistas e a contribuição do turismo para a capital portuguesa”.

Os lisboetas consideram importante o turismo já que contribui para a reabilitação das zonas históricas e tradicionais, bem como dos prédios e edifícios de habitação, assim como ajuda na preservação do património. Já as principais vantagens que o turismo traz são o desenvolvimento da economia, o aumento do comércio e a criação de oportunidades de emprego.

A cidade “tem hoje mais vida” para 91% dos residentes e 73% assumem que o turismo ajuda a sentir mais orgulho na cidade, segundo o estudo realizado pela Intercampus.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório