Ciência

Eclipse total da Lua hoje à noite

NULL
Versão para impressão

Neste dia 15 de junho irá ocorrer um eclipse total da Lua observável em Portugal continental e nas ilhas. Este será o último eclipse lunar visível do nosso país nos próximos três anos. O Observatório de Lisboa e o Núcleo de Astronomia do Estoril assinalam o evento com atividades abertas ao público.

O Eclipse total da Lua é um fenómeno astronómico em que a Lua mergulha completamente na sombra da Terra, o que sucede quando a Lua Cheia passa nos nodos da sua órbita ou na proximidade destes. Normalmente, a Lua adquire tons avermelhados durante este fenómeno.

Em Portugal Continental e na Madeira, a Lua nasce eclipsada e será visível (se o céu assim o permitir e se mantiver limpo) a meio do eclipse, pelas 20 horas. Nos Açores só será visível durante a fase final do eclipse, quando a Lua sai da sombra, já depois das 23 horas.

O próximo eclipse total da Lua integralmente visível em Portugal só se repetirá a 28 de Setembro de 2015.

Veja, clicando no link acima, um vídeo da NASA que explica como ocorre este fenómeno.

Iniciativas em Lisboa e no Estoril:

Para assinalar o fenómenos, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) terá as portas abertas, com entrada livre, para uma ação pública de observação, a decorrer no dia 15 de Junho, com início pelas 20h30m.

Diversos telescópios e outros meios de observação serão colocados à disposição do público para observação do eclipse, ao mesmo tempo que os Astrónomos explicarão as condições em que os eclipses ocorrem.

Também o Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO) vai promover uma observação pública no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro do Estoril (Cascais), acompanhando o eclipse com telescópios e outros instrumentos.

Às 20:00 horas o evento começa com uma pequena apresentação sobre o que irá acontecer e sugestões de como registar as fases do eclipse com câmaras fotográficas.

Horário do Eclipse:

Horário do eclipse 15.6.2011 (hora de Verão Portugal continental)
Primeiro contacto com a penumbra: 18:23 (não visível em Portugal)
Início da fase parcial: 19:22 (não visível em Portugal)
Início da totalidade: 20:21
Máximo da totalidade: 21:12
Fim da totalidade: 22:02
Fim da fase parcial: 23:01
Último contacto com a penumbra: 00:01

[Notícia sugerida por Ana Isa Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório