i9magazine

EBEC Challenge Aveiro

Versão para impressão

Nos dias 15, 16, 17, 18 e 21 de março ocorreu, na Universidade de Aveiro, a European BEST Engineering Competition Challenge (EBEC Challenge) Aveiro, uma das fases locais da maior competição de engenharia da Europa, que foi organizada pela associação BEST (Board of European Students of Technology) ​Aveiro, uma organização de estudantes de ciências e engenharias, que pretende desenvolver os estudantes e promover a diversidade cultural.

A EBEC Challenge é uma competição de engenharia, onde os participantes testam os seus conhecimentos nesta área em provas de 24 horas e é constituída por duas fases: as fases locais e a fase nacional. Os vencedores de cada fase local vão competir entre si, na ronda nacional, EBEC Challenge Portugal, que este ano se realizará na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, em Almada, nos dias 14, 15 e 16 de abril.

A edição de 2018 da EBEC Challenge Aveiro iniciou a 15 de março com uma Feira de Empresas e uma Cocktail Network, que esteve aberta para toda a comunidade académica e contou com a presença de várias empresas parceiras, como Voltalia, Blip, BTL, Colep, Inova-ria e Altice Labs (estas duas em conjunto no âmbito do programa Genius). Existiu também a possibilidade dos alunos inscritos na competição participarem num workshop em Time Management, no dia 16 de março, de forma a ajudá-los durante as 24 horas de realização das provas.

A competição ocorreu nos dias 17 e 18 de março e contou com a participação de 100 alunos, que se dividiram em equipas de 4 elementos e pelas duas modalidades existentes:
– Case Study​: Resolução de casos de estudo propostos pelas empresas (duas provas de 12 horas);
– Team Design​: Construção de um protótipo que solucione um desafio, com acesso a recursos limitados (uma prova de 24 horas).

A apresentação das provas aos jurados foi no dia 21 de março. As equipas vencedoras (uma de Case Study e outra de Team Design) foram selecionadas tendo em conta o conteúdo das soluções encontradas e a forma como foram apresentadas ao público. Na modalidade de Case Study, os vencedores foram João Marques, Gonçalo Silva, Marcelo Manteigas e João Veloso, e na modalidade Team Design foram Tiago Reis, Francisco Power, Gonçalo Antunes e Pedro Rolo.

As equipas que ocuparam os 3 primeiros lugares de cada modalidade receberam prémios fornecidos pelas empresas Royal School, Vidaedu, Can you Escape e Boca do Lobo.

Este projeto permitiu que os alunos aplicassem os conhecimentos técnicos que vão adquirindo ao longo do seu percurso académico em situações reais do contexto empresarial, enquanto promoveu, simultaneamente, a criatividade, o espírito de entreajuda e iniciativa. Proporcionou, ainda, o alargamento da rede de contactos, que pode vir a revelar-se importante nos seus futuros profissionais.

A EBEC Challenge Aveiro teve ainda um caráter solidário, tendo doado bens alimentares à instituição Florinhas do Vouga.

O BEST Aveiro, grupo local da organização BEST, sediado na Universidade de Aveiro, está ativo desde 2010. Conta com cerca de 45 membros ativos e apresenta grande impacto para a Universidade a nível local e internacional.

O conteúdo EBEC Challenge Aveiro aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub