Negócios e Empreendorismo

Duplicaram as exportações de pêra rocha

NULL
Versão para impressão
As exportações de pêra rocha duplicaram o ano passado, em 2010, quando passaram das 46 para as 84 mil toneladas de fruta vendida ao mercado externo, de acordo com dados revelados pela Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha (ANP).

A agência Lusa que teve acesso aos dados da ANP referentes à campanha de 2009/2010, refere que foram produzidas 171 mil toneladas de pêra rocha, tendo sido vendidas no estrangeiro 84 mil toneladas, o dobro da quota de exportação de 2008/2009.

Portugal alcançou assim um volume de exportações de 120 mil milhões de euros, tornando-se no quinto maior produtor europeu de pêra, depois da Itália, Espanha, Holanda, Bélgica e França.

“Como é uma pêra diferente e com grande aceitação quer pelos portugueses quer lá fora, em anos em que o consumo no mercado nacional é mais difícil temos de nos virar para outros mercados e conseguimos ter capacidade exportadora”, disse Armando Torres Paulo, presidente da ANP.

Inglaterra, Brasil e França são os principais países para onde a pêra rocha é
exportada. A pêra rocha nacional é produzida (99 por cento) nos concelhos da zona oeste de Lisboa entre Mafra a Leiria numa área de cultivo de 11 mil hectares.

Os concelhos de maior produção de pêra Rocha são o Cadaval e o Bombarral. A pêra rocha do Oeste possui Denominação de Origem Protegida, um reconhecimento da qualidade do fruto português por parte da União Europeia.

[Notícia sugerida pelo utilizador Bruno Melo]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub