Ambiente

Douro no Top 10 da National Geographic

Com base em critérios avaliados por 400 peritos, a National Geographic Society considerou o Vale do Douro o 7º destino turístico mais sustentável da Europa.
Versão para impressão
Com base em critérios avaliados por 400 peritos, a National Geographic Society considera o Vale do Douro o 7º destino turístico mais sustentável da Europa.

Classificado como Património Mundial da Humanidade desde 2001, o Vale do Douro revelou ter qualidade ambiental e ecológica, muita riqueza natural e preocupação na conservação de edifícios históricos, alguns dos critérios avaliados pelos peritos e que colocaram a região à frente de destinos de referência como a Toscânia, em Itália.

A lista divulgada pela National Geographic em Janeiro, coloca o Vale do Douro no 7º lugar do ranking europeu e em 16º lugar a nível mundial, entre 133 destinos, com 76 pontos (o máximo da pontuação foi 85 para os fiordes noruegueses).

O Algarve também surge na lista mas foi incluído pelos especialistas nos destinos turísticos com susceptibilidades – conseguiu 43 pontos (o último da lista é a Costa del Sol, Espanha, com 31). Eis a síntese feita pela NGS da análise dos peritos aos dois destinos lusos:

Douro – “Esta região vinícola no Norte de Portugal encanta alguns com as suas ‘atracções históricas e naturais’ e desaponta outros pela sua ‘suburbanização’. A maioria concorda na intacta autenticidade cultural da região.”

Algarve – “O indiscriminado desenvolvimento imobiliário vulgar está a arruinar a costa, ‘que frequentemente se sente mais britânica do que portuguesa’. Não está porém tão má quanto a Costa del Sol espanhola e é ainda possível salvar a ‘preservada’ cidade de Tavira”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório