Cultura

Dois filmes portugueses nas salas de cinema

É um acontecimento raro. Esta quinta-feira dois filmes portugueses estreiam simultaneamente nas salas de cinema: "A Espada e a Rosa", de João Nicolau, e "Quinze pontos na Alma", de Vicente Alves do Ó. Ambas as propostas representam a primeira longa-m
Versão para impressão
É um acontecimento raro. Esta quinta-feira dois filmes portugueses estreiam simultaneamente nas salas de cinema: “A Espada e a Rosa”, de João Nicolau, e “Quinze pontos na Alma”, de Vicente Alves do Ó. Ambas as propostas representam a primeira longa-metragem destes jovens realizadores.

“A Espada e a Rosa” é a primeira longa-metragem de João Nicolau, que co-assina o argumento com Mariana Ricardo. O filme estreou mundialmente em Veneza e, em Portugal, no Estoril Film Festival. João Nicolau apresenta-o como um filme de aventuras e pirataria passado nos dias de hoje mas onde grande parte da acção decorre no mar, a bordo de uma caravela.

Em “A espada e a Rosa”, o protagonista Manuel despede-se das rotinas da sua vida lisboeta e embarca numa caravela portuguesa do séc. XV governada pelas leis da pirataria. Uma traição a bordo desencadeia uma série de acontecimentos terríveis que o protagonista atravessa sem beliscar os seus princípios morais.

Leia AQUI a entrevista do Boas Notícias ao realizador João Nicolau.



“Quinze pontos na Alma”

Depois da curta-metragem “Entre o Desejo e o Destino”, o argumentista Vicente Alves do Ó regressa à realização com um filme sobre a obsessão e a perda.

“Quinze pontos na Alma” conta a história de Simone que tem 30 anos e uma vida quase perfeita. Até, numa noite em Lisboa, cruzar-se com Guilherme, que ameaça saltar do viaduto Duarte Pacheco. No instante em que se olham, há algo que os liga e que os leva a beijarem-se até que, subitamente, ele desaparece.

A partir daquela noite tudo na vida de Simone vai girar em volta daquele homem ao ponto de abandonar toda a sua vida e se apresentar perante a família daquele estranho como namorada enlutada. E assim nasce uma obsessão que vai mudar, para sempre, a sua existência.

[Notícia sugerida por Susana Grácio]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub