Ciência

Dois asteróides passam hoje perto da Terra

Dois asteróides, com alguns metros de diâmetro e em órbitas distintas, passarão esta quarta-feira, 8 de setembro, pela Terra a uma distância semelhante à da Lua.
Versão para impressão
[Imagem: © NASA/JPL-Caltech9]

Dois asteróides, com alguns metros de diâmetro e em órbitas distintas, passarão esta quarta-feira, 8 de setembro, pela Terra a uma distância semelhante à da Lua.

De acordo com a NASA, os dois asteróides serão visíveis da Terra com telescópios mesmo amadores e nenhum deles representa um perigo de colisão com a Terra.

O telescópio Catalina Sky Survey, perto de Tucson, no Arizona, descobriu os asteróides no domingo.

Os dados captados pelo telescópio já foram analisados num centro especializado para determinar as órbitas preliminares e cálculo da distância a que se encontravam os dois asteróides.

Os cientistas concluíram que os dois asteróides deverão passar junto à Terra esta quarta-feira a uma distância semelhante à da Lua e muito próxima dos 300.000 quilómetros.

Os cientistas calcularam ainda que o asteróide RX30 2010 terá entre 9 e 19 metros e passará a uma distância de 247.838 quilómetros da terra às 09:51 GMT.

Já o segundo asteróide, denominado 2010 RF12, terá entre 6 e 14 metros e passará aproximadamente a 78.000 quilómetros da Terra às 21:12 GMT.

Na imagem fornecida pela NASA pode ver a trajetória definida pelos dois asteróides RX30 2010 e 2010 RF12, sendo que “Moon” se refere à Lua, e “Earth”, ao planeta Terra.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório