Cultura

Documentário: Primeiro carteiro do Canadá foi português

No Canadá, o documentário histórico que conta a história do "primeiro carteiro oficial do Canadá", o imigrante português Pedro da Silva, vai ser apresentado ao público no próximo dia 25 de Novembro.
Versão para impressão
No Canadá, o documentário histórico que conta a história do “primeiro carteiro oficial do Canadá”, o imigrante português Pedro da Silva, vai ser apresentado ao público no próximo dia 25 de Novembro.
 
Bill Moniz, produtor e realizador do documentário, avançou que o mesmo será exibido em duas versões (inglês e português), numa homenagem ao imigrante português do século XVII, que ali chegou “entre 1672 e 1673”. Foi na província canadiana do Quebeque, na “Nova França”, que Pedro da Silva se tornou responsável pelas primeiras expedições de correio do país. 
 
A maior parte da pesquisa histórica que serviu de base a “Primeiro Carteiro no Canadá” foi feita pelo investigador lusodescendente Carlos Taveira, que se encontra também a escrever um livro sobre a figura portuguesa. A colaboração de Francine DaSSylva, descendente do carteiro “foi igualmente importante”, refere o produtor à Lusa.
 
“Há registos de que, em 1693, recebeu 20 soldos pelo transporte de um pacote de correspondência entre a cidade do Quebeque e Montreal”, naquela que foi a primeira expedição de correio do país.  Segundo o produtor e realizador do documentário, Pedro da Silva “tornou-se famoso” devido ao trabalho de distribuição de correio, operação que assumiu posteriormente de forma regular.
 
“Foi o único, de que há memória, que efetuou o transporte de correio e mercadorias pelo rio São Lourenço durante a guerra entre França e os iroqueses (nação nativa que apoiava o império inglês), e foi também pioneiro na travessia daquele rio no inverno, num período em que estava encerrado à navegação dadas as temperaturas negativas”, explica Bill Moniz.
 
Em 1705, foi nomeado 'Mensageiro Real' pelo rei Luís XIV de França, começando também a entregar correspondência particular. Em 1938, foi inaugurada, na cidade de Montreal, uma placa alusiva ao “primeiro carteiro de que há registos no Canadá”, no edifício dos correios, e em 2003 foi posto em circulação um selo de homenagem ao português.
 
O Pedro da Silva Heritage Group vai apresentar o documentário que tem a duração de quase 50 minutos, no dia 25 de Novembro, pelas 19h30 locais (00h30 de dia 26 em Portugal continental), no Oasis Catering e Convention Centre, em Mississauga.

O projeto tem diversos apoios por parte de instituições e empresas de lusodescendentes, bem como da Secretaria de Estado das Comunidades, e conta com um orçamento que ronda os 180 mil dólares (133,5 mil euros).

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub