Sociedade

Docentes lusos apoiam educação de crianças africanas

A Helpsol, organização não-governamental (ONG) portuguesa com sede em Vila Real, está a desenvolver, por iniciativa de um grupo de professores nacional, uma série de materiais didáticos para facilitar a educação básica das crianças de Moçambique.
Versão para impressão
A Helpsol, organização não governamental (ONG) portuguesa com sede em Vila Real, está a desenvolver, por iniciativa de um grupo de professores nacional, uma série de materiais didáticos para facilitar a educação básica das crianças de Moçambique. 
 
Em comunicado, a ONG portuguesa, que tem entre os seus objetivos a difusão da língua e cultura lusitanas nos países africanos, explica que, no âmbito do projeto ABC – Aprender, Brincar e Crescer, os professores estão a criar, entre outros materiais, fichas de trabalho de matemática e língua portuguesa, dinâmicas de grupo e jogos educativos.
 
Os materiais criados pelos docentes de Vila Real (Marília Neves, Isaura Fernandes, Inês Monteiro, Ruben Freitas, Gisela Parafita e André Tavares Moreira) destinam-se a enriquecer os estudos dos meninos e meninas acolhidos pela Casa do Gaiato de Maputo, capital moçambicana, e estão já a ser enviados para a instituição pela Helpsol. 
 
Além disso, no início deste ano, a associação portuguesa enviou também para aquele país africano 53 caixas de material escolar, nomeadamente cadernos, mochilas, canetas e material de desenho, recolhido através de ações de solidariedade nos concelhos de Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Ribeira de Pena e Fafe. 
 
Segundo a Helpsol, este material “foi muito proveitoso”, já que os alunos “nem sequer cadernos possuíam e alguns escreviam os seus trabalhos escolares no verso de folhas de propaganda médica e outras publicidades”. 
A Casa do Gaiato de Maputo recolhe crianças abandonadas, retiradas das ruas, malnutridas, e órfãs da SIDA e da guerra.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub