Espetáculos e Exposições

Dia dos Museus vai ser comemorado por todo o país

Os museus portugueses abrem, este este fim-de-semana, as suas portas com entradas gratuitas para toda a população. As comemorações do Dia Internacional dos Museus decorrem um pouco por todo o país com cerca de 450 atividades.
Versão para impressão
Os museus portugueses abrem, este este fim-de-semana, as suas portas com entradas gratuitas para toda a população. As comemorações do Dia Internacional dos Museus decorrem um pouco por todo o país com cerca de 450 atividades espalhadas pelos espaços culturais da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

O tema proposto para este ano, “Memória + Criatividade = Mudança Social”, pretende relembrar a importância dos museus para a preservação da memória histórica do país e para a valorização da herança cultural portuguesa.

No próximo dia 18 de Maio, os cerca de 100 museus tutelados pela DGPC vão ter entrada livre, à exceção do Palácio da Nacional da Ajuda, onde se encontra patente a exposição da artista Joana de Vasconcelos.

A celebração do Dia Internacional dos Museus junta-se também à iniciativa “Noite dos Museus”, proposta em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, que engloba atividades especiais que decorrem em horário noturno.

Sugestões que vão do Continente às Ilhas

Em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Contemporânea abre portas com várias atividades ao longo do dia entre as 11h00 às 21h30. Com um programa dedicado a vários públicos, os visitantes podem participar em visitas guiadas, conhecer as exposições existentes e ainda assistir à performance da cantora Susana Mendes Dias.

O Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, apresenta um programa, que se prolongará pelo fim-de-semana, com visitas guiadas para todas as idades e eventos musicais, como a atuação da Banda Marcial da GNR do Porto, às 18h00, ou do quarteto de saxofones Quartones, às 22h00.

O Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, apresenta um vasto leque de iniciativas, entre concertos de piano e guitarra, visitas flash, um workshop de chocolate e atividades para participar em família que se realizam no dia 18 entre as 11h00 e as 23h00.

Na ilha da Madeira, quem quiser visitar o Museu da Quinta das Cruzes, entre as 10h00 e as 21h00, vai encontrar atividades para crianças, atuações musicais de percussão e de harpa e visitas guiadas.

Já o Museu Municipal da Ribeira Grande, em São Miguel, nos Açores, convida o público a participar em jogos pedagógicos para crianças e atividades para adultos, exposições, teatro e atuações de marionetas. Os eventos decorrem entre as 10h00 e as 21h00.

Música, teatro, exposições e workshops de olaria são algumas das propostas do Museu Municipal de Faro. Os eventos vão ter lugar ao longo deste sábado, entre as 10h00 e as 21h30.

Clique AQUI para conhecer estas e outras iniciativas incluídas no programa do Dia Internacional dos Museus.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub