Ciência

Dessalinização da água através da nanotecnologia

Investigadores do MIT desenvolveram um dispositivo capaz de transformar pequenas quantidades de água salgada do mar em água potável. Esta nova solução de dessalinização da água pode ser uma ajuda preciosa em sítios de catástrofe ou locais remotos ond
Versão para impressão
Investigadores do MIT desenvolveram um dispositivo capaz de transformar pequenas quantidades de água salgada do mar em água potável. Esta nova solução de dessalinização da água pode ser uma ajuda preciosa em sítios de catástrofe ou locais remotos onde o acesso à água potável é limitado, como aconteceu recentemente no Havai.

Graças à nanotecnologia, este método agora desenvolvido é bastante mais simples e económico que os métodos de dessalinização habituais. O aparelho funciona através de um mecanismo conhecido como “polarização por concentração de iões” que acontece quando uma corrente de iões circula através de um nanocanal que vai selecionando os iões.

O novo sistema separa assim o sal e micróbios da água repelindo-os de forma eletrostática da membrana seletiva de iões. Desta forma não é necessário fazer passar a água pela membrana, que no método habitual teria forçosamente de passar, para remover as células do sal.

O método fica assim mais económico, já que torna dispensável gastar  imensa quantidade de energia que seria precisa para este processo.

O sistema por enquanto funciona ainda em pequenas quantidades, mas um passo importante já foi dado – descobrir uma forma eficiente de dessalinização da água que se for bem estruturado pode vir a gastar menos energia que uma lâmpada.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório