Sociedade

Design: Mais 3 produtos lusos vencem Red Dot Award

O capacete Switx SX.10, da portuguesa NEXX Helmets, e o recuperador 'Souto de Moura' de calor venceu o mais prestigiado prémio internacional na área do design - o Red Dot Design Award -, na categoria de Design de Produto.
Versão para impressão
Além da papeleira da Larus, também o capacete Switx SX.10, da portuguesa NEXX Helmets, o recuperador Souto de Moura, da Alva, e analisador de sangue da Grandesign venceram o mais prestigiado prémio internacional na área do design – o Red Dot Design Award -, na categoria de Design de Produto. 
 
Um júri, composto por 40 membros especializados na área, optou pelo capacete luso devido ao Cooling Cover Tech, “um dos sistemas de ventilação mais avançados alguma vez projetado para um capacete aberto”, e às “excelentes soluções de detalhe”. 
 
Apresentado pela NEXX Helmets como o “capacete aberto com viseira longa e óculos de sol mais pequeno do mercado”, o Switx.10 acabou por ser um dos produtos mais aplaudidos pelo júri na edição de 2014 dos prestigiados 'Red Dot Design Awards', vencendo, inclusive, na categoria de 'Design de Produto'.

No caso da lareira Souto de Moura, assinado pelo prestigiado arquiteto português, este destaca-se pela composição integrada de recuperador de calor com espaço para armazenar lenha. A porta, oculta quando aberta, recolhe completamente, sem esforço, mediante o seu puxador com aplicação de madeira de Takula, que evita que o utilizador se queime.

“A elegância da solução de aquecimento, possibilita a sua integração harmoniosa em diferentes ambientes e áreas de estar”, refere a empresa em comunicado. “A chaminé pode ser oculta, mediante saída de fumos posterior, permitindo maior discrição do equipamento no espaço”.
 
A escolha foi feita entre um conjunto de 4.815 propostas apresentadas, da autoria de mais de .1800 empresas, oriundas de 53 países do mundo inteiro. A cerimónia de entrega dos prémios acontece dia 7 de Julho, na Opera Home, em Essen, na Alemanha.

Também a Grandesign, empresa da Marinha Grande do grupo Vangest, conquistou um Red Dot nesta categoria com um equipamento clínico para análises bioquímicas. A empresa desenhou e construiu, em colaboração com a catalã Biosystems, o analisador de sangue BA400 que combina “as melhores e as últimas soluções técnicas com o design arrojado”, de forma a “fortalecer a usabilidade e singularidade” do produto, explica a Grandesign em comunicado. 
 

Com a conquista do galardão, estes produtos lusos garantem também um lugar de referência perante o público internacional no Red Dot Design Museum, em Essen. De 8 de Julho a 3 de Agosto, os mesmo vão estar expostos juntamente com os restantes distinguidos com este que é um dos selos de qualidade mais procurados para a excelência no Design – o Red Dot Design Award. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub