Ciência

Desenvolvido material que absorve poluição

Uma equipa de investigadores desenvolveu um material inovador com grande potencial na absorção de dióxido de carbono (CO2) diretamente da atmosfera.
Versão para impressão
Uma equipa de investigadores da Universidade do Sul da Califórnia desenvolveu um material inovador com grande potencial na absorção de dióxido de carbono (CO2) diretamente da atmosfera. A investigação foi publicada, no passado mês de Novembro, no Journal of the American Chemical Society. 
 
Segundo o estudo, o grupo criou um material sólido à base de ácido silícico pirogénico impregnado com um polímero denominado de 'polietilenimina' que funciona como um filtro capaz de absorver CO2.

O material apresenta uma alta capacidade de absorver o excesso de CO2 que resulta do uso de combustíveis fósseis, podendo, por isso, vir a ser útil no combate às alterações climáticas resultantes da crescente concentração de dióxido de carbono, gás responsável pelo efeito de estufa do planeta.

 
Recorrendo a um filtro de polietilenimina, o material pode ainda ser utilizado para remover CO2 de fontes diluídas como, por exemplo, lares onde se utiliza aquecimento e escapes de carros. Depois será possível a extração do gás para utilização industrial ou armazenamento e reutilizar o filtro sem que se perca qualquer eficácia.
 
Com esta nova descoberta foram obtidas “algumas das maiores taxas de remoção de dióxido de carbono da atmosfera de que há registo em conduções húmidas”, lê-se no artigo publicado no Journal of the American Chemical Society.
 
O material funciona em condições ambientais amenas e em ambientes secos e húmidos e o facto de ser sólido contorna “os problemas associados às atuais tecnologias de separação do CO2 que dependem do uso de depuradores à base de aminas líquidas”.
 
O seu recurso torna-se especialmente vantajoso por ser barato (uma vez que o polímero utilizado não é dispendioso), não exigir o consumo de muita energia e poder ser regenerado.

Clique AQUI para aceder ao artigo publicado na publicação científica Journal of the American Chemical Society.

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório