Ciência

Descoberto sapato de pele mais antigo do mundo

Uma equipa de arqueólogos descobriu na Arménia aquele que será o sapato de pele mais antigo até agora encontrado, com 5500 anos - mil anos mais antigo que a Pirâmide de Gizé. O artefacto encontrado numa gruta é feito de pele de vaca e corresponde ao
Versão para impressão
Uma equipa de arqueólogos descobriu na Arménia aquele que será o sapato de pele mais antigo até agora encontrado, com 5500 anos – mil anos mais antigo que a Pirâmide de Gizé. O artefacto encontrado numa gruta é feito de pele de vaca e corresponde ao tamanho 37 dos padrões europeus.

O sapato continha no seu interior uma grande quantidade de ervas e os cientistas não conseguiram apurar se a sua função era preservar o formato do sapato ou simplesmente manter quentes os pés de quem o usou.

“Inicialmente pensámos que o sapato e outros objectos utilitários que encontrámos também na gruta teriam entre 600 e 700 anos”, contou o coordenador das escavações Ron Pinhasi, da University College Cork, na Irlanda, citado pelo jornal The Independent.

“Desconhecemos o que fazia aquele sapato e outros objetos naquela cave – e que propósito servia a própria cave. Sabemos, no entanto, que existem sepulturas de crianças nas traseiras da cave, mas este período da História foi ainda tão pouco estudado que se torna impossível dizer com precisão porque se encontravam estes objetos aqui”, acrescentou Ron Pinhasi.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório