Ciência

Descoberto planeta potencialmente habitável

Astrónomos norte-americanos anunciaram a descoberta de um planeta semelhante ao da Terra, que orbita no meio da estrela anã vermelha, a Gliese 581, o que significa que pode ser habitável, conforme avança a agência AFP.

Versão para impressão
Astrónomos norte-americanos anunciaram a descoberta de um planeta
semelhante ao da Terra, que orbita no meio da estrela anã vermelha, a
Gliese 581, o que significa que pode ser habitável, conforme avança a
agência AFP.

A possibilidade de existir água na superfície do planeta é avançada pelos astrónomos da Universidade da Califórnia, bem como do Instituto Carnegie, em Washington, responsáveis pela descoberta.

A massa deste planeta indica que é provavelmente é um planeta rochoso e com gravidade suficiente para ter uma atmosfera.  Água e atmosfera são, assim, condições essenciais para que um planeta possa abrigar vida.

O planeta, agora denominado de Gliese 581g, tem uma massa três a quatro vezes superior à da Terra e um período orbital de pelo menos de 37 dias.

O planeta tem uma de suas faces sempre voltada para a sua estrela e sob influência de uma luz diária contínua, enquanto a outra fica na escuridão constante, porque está voltada para o lado oposto da estrela.

A área mais habitável seria a parte intermediária entre a face da luz e a escuridão do restante planeta. O novo planeta deverá ter uma temperatura média na superfície entre os 31 a 12 graus negativos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório