Ciência

Descoberto mais um planeta que pode ser habitável

NULL
Versão para impressão
Foi descoberto um planeta que possui condições para ser habitado. Com uma atmosfera semelhante à da Terra, o HD 85512b é 3,6 vezes maior que o nosso planeta e encontra-se na constelação Vela.

Investigadores da Universidade de Genebra analisaram vários planetas com uma fórmula que permite descobrir aqueles que mais se assemelham com a Terra.

A 36 anos-luz do planeta azul descobriram um potencial candidato a ter vida. O HD 85512b gira à volta de uma estrela cor de laranja o K5V.

O planeta em questão deve ter uma superfície rochosa e uma atmosfera que possui vapores de água, dióxido de carbono e nitrogénio.

Lisa Kaltenegger, do Centro de Astrofísica da Harvard-Smithsonian, Stephane Udry e Francesco Pepe são os nomes que estão à frente da investigação e acreditam que, se todas as características encontradas estiverem corretas, “HD85512b e Gl 581 são os melhores candidatos para terem um habitat que suporte vida”, explicam.

Uma das principais diferenças entre o planeta descoberto e a Terra é a duração do ano. O HD 85512b leva apenas 58,2 dias a dar uma volta completa em torno da estrela mais próxima.

Para conhecer mais pormenores sobre a descoberta, consulte aqui o estudo. 

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório