Em Destaque Turismo

Deixe-se apaixonar por oito dos mais belos miradouros de Portugal

Considera os miradouros locais bonitos e apaixonantes? Desde Lisboa ao Porto, e não esquecendo as ilhas, descubra alguns dos melhores locais que oferecem uma vista privilegiada aos seus visitantes
Versão para impressão
Existe quem visite um miradouro pela paisagem; outros, fazem-no pelos momentos de introspecção que lá vivem. A verdade é que estes locais oferecem algumas das melhores vistas do país e, por isso, a momondo nomeou oito miradouros que não pode mesmo deixar de conhecer.

À descoberta de Lisboa

Cidade de 7 colinas e inúmeros miradouros, Lisboa oferece-lhe muitos locais privilegiados para fotografias de tirar o fôlego. Calce os sapatos mais confortáveis que tenha e vá à descoberta.

  1. Miradouro da Graça

O miradouro da Graça, denominado oficialmente de miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, conta com uma enorme esplanada, quiosque e um muro onde se pode sentar e registar todas as memórias que conseguir. Respire fundo e desfruta da vista: o Castelo de São Jorge está já nas proximidades e a Praça do Martim Moniz também parece muito mais próxima; o Hospital São José, instalado num antigo e enorme edifício do século XVIII, também poderá ser facilmente apreciado.

Logo ao lado do miradouro poderá encontrar a Igreja da Graça, construída no século XVIII, também bastante solicitada pelos visitantes.

  1. Miradouro do Castelo de São Jorge

Graças a se encontrar mais encostado ao rio do que o miradouro da Graça e o miradouro da Senhora do Monte, o miradouro do Castelo de São Jorge oferece uma vista mais imersiva junto do Tejo, além de possibilitar a contemplação de todos os telhados da Mouraria até ao Martim Moniz. À frente, a Baixa lisboeta, como se estivesse ao seu lado e, muito perto, as ruínas do Convento do Carmo. Situado num dos pontos mais altos da cidade, este é um miradouro que não vai querer perder.

  1. Miradouro de Santa Catarina

Esta zona é conhecida pelos lisboetas como o Adamastor – figura criada por Camões n´Os Lusíadas e que se encontra esculpida em pedra a observar os navios que passam.

Este miradouro é virado a sul, pelo que terá o rio Tejo mesmo à sua frente. Depois, Lisboa para a direita, Lisboa para a esquerda e os cacilheiros a fazerem a travessia desde o Cais do Sodré até Almada, e do Terreiro do Paço até ao Barreiro, ligando assim as duas margens. À sua beira encontrará um bar para recuperar as forças.

Entre outros, poderá ainda deliciar-se de paisagens nos miradouros da Senhora do Monte e de São Pedro da Alcântara.

Um passeio pelo Porto

O rio Douro entre a cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia torna qualquer local elevado num miradouro esplêndido que oferece uma vista quase completa de ambas as cidades – um “dois em um” que certamente saberá aproveitar.

  1. Sé Catedral – Sé do Porto

Na Sé Catedral terá uma vista desafogada e, por isso, conseguirá observar a zona do Barredo. Ainda com edifícios eclesiásticos à vista, é muito importante que espreite a Igreja/Colégio de São Lourenço, também conhecida como a Igreja dos Grilos. A vista daqui abrange, sobretudo, a Baixa do Porto. Se é amante dos estilos barroco e neoclássico, aproveite e conheça o interior da igreja.

O Porto não tem 7 colinas, mas também tem muito que subir e descer, por isso descanse num restaurante típico e peça uma francesinha acompanhada de um copo de vinho tinto do Porto.

  1. Torre dos Clérigos

É neste local que vai conseguir ter uma visão de 360º sobre a cidade. Além disso, será a melhor forma de perder as calorias que ganhou com a francesinha. Porquê? Para chegar ao topo da Torre dos Clérigos, que tem 76 metros de altura, terá de subir 240 degraus. Não se preocupe, a vista compensa!

  1. Miradouro das Virtudes

No miradouro das Virtudes irá encontrar um pequeno jardim para descontrair. Conta com uma vista para o Douro e a imensa paisagem urbana que segue na sua direção – o laranja dos telhados, além do azul do Douro, vai dominar a paisagem. Se a noite já estiver instalada, aproveite para jantar nas redondezas.

Um vislumbre das ilhas

Que tanto os Açores como a Madeira são ricos em paisagens verdejantes e de tirar o fôlego já todos sabem, por isso não perca mais tempo: descubra dois dos maiores miradouros das ilhas e explore-os o quanto antes!

  1. Vista do Rei

Em São Miguel, nos Açores, situa-se um dos principais cartões postais da ilha: a Lagoa das Sete Cidades. Antes de lá chegar encontrará um miradouro onde poderá apreciar toda a beleza da paisagem com uma perspetiva privilegiada.

O seu nome – Vista do Rei – deve-se a uma visita feita pelo rei D. Carlos e pela rainha D. Amélia à ilha, tendo ficado maravilhados com a vista deste miradouro. Se com a família real foi assim, consigo certamente não será diferente.

  1. Miradouro do Lombo da Quinta

O miradouro do Lombo da Quinta, em São Gonçalo no Funchal, oferece uma vista desafogada para o imenso oceano Atlântico e para baía do Funchal – com destaque para o vaivém de cruzeiros. Se a meteorologia ajudar, ainda tem direito a um bónus: as ilhas Desertas.

Um passeio de fim-de-semana pode facilmente levá-lo a qualquer um destes miradouros, e porque não mesmo fazer um roteiro que os tenha como protagonistas? Coloque uma mochila às costas e parta à aventura.

Quer descobrir mais miradouros em Portugal? Conheça-os aqui

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub