Cultura

Danças tradicionais do Alentejo em arquivo

A associação para a promoção de dança e música PédeXumbo iniciou este ano o projeto "Arquivo das Danças do Alentejo", para evitar que a cultura tradicional daquela região caia no esquecimento.
Versão para impressão
A associação para a promoção de dança e música PédeXumbo iniciou este ano o projeto “Arquivo das Danças do Alentejo”, para evitar que a cultura tradicional daquela região caia no esquecimento.

As investigações para a criação de um arquivo online de danças tradicionais do Alentejo têm sido realizadas em parceria com a brasileira Lia Marchi e de Domingos Morais, ambos do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) da Universidade Nova de Lisboa.

“Estamos num momento de viragem. Ainda estão vivos muitos idosos que se lembram dos bailes de antigamente e temos as danças tradicionais dos ranchos folclóricos”, referiu Lia Marchi à agência Lusa.

Entre as danças tradicionais alentejanas contam-se as valsas mandadas da serra de Grândola, as saias de Campo Maior e Castelo de Vide e os bailes cantados de Castro Verde.

Saiba mais sobre o projeto em www.pedexumbo.com.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório