Cultura

Curta-metragem portuguesa é premiada em França

O filme "Alfama", de João Viana, foi premiado na 12ª edição do Festival Internacional do Filme de Aubagne, em França, com o Grande Prémio, no valor de três mil euros. A curta-metragem portuguesa foi distinguida entre 65 outras candidatas.
Versão para impressão
O filme “Alfama”, de João Viana, foi premiado na 12ª edição do Festival Internacional do Filme de Aubagne, em França, com o Grande Prémio, no valor de três mil euros. A curta-metragem portuguesa foi distinguida entre 65 outras candidatas.

O certame, que decorreu entre os dias 21 e 26 de março na célebre cidade-sede da Legião Estrangeira, é o principal acontecimento mundial consagrado à relação do cinema com o som.

De acordo com uma nota divulgada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), o júri presidido por Didier Desays, conhecido pensador do som no cinema, premiou o filme de João Viana por ser “a melhor criação sonora para uma curta-metragem, pela função estruturante do som na escrita do guião”.

“Alfama é um filme sem diálogos, quase mudo se omitirmos o trabalho insólito de som, misturando grandes planos sonoros subjectivos, sons fora de campo, e bruitage síncrona, onde o som conta literalmente uma história”, lê-se ainda no site do Festival de Aubagne.

Esta é a segunda vez que o trabalho do realizador português é reconhecido neste festival. Em 2005 recebeu uma Menção Honrosa pelo trabalho do som e da fotografia na curta “A Piscina”.

A representação portuguesa em Aubagne incluiu ainda uma sessão de filmes escolhidos pelo Festival Indie Lisboa, um dos três festivais internacionais convidados para a edição deste ano do certame internacional.

Durante os próximos meses, “Alfama” estará em exibição no Festival Meccal, em Barcelona, nos encontros europeus de Vannes, em França, e no Festival de Miami Beach, nos Estados Unidos da América.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub