Ambiente

Crocodilo “extinto” regressa 20 anos depois

O crocodilo siamês é uma das espécies mais ameaçadas do mundo e duas décadas depois de ter sido declarado como extinto em estado selvagem no Vietname, de onde é natural, volta a aparecer graças a um programa de recuperação bem sucedido a cargo do Par
Versão para impressão
[Fotografia: © EFE]

O crocodilo siamês é uma das espécies mais ameaçadas do mundo e duas décadas depois de ter sido declarado como extinto em estado selvagem no Vietname, de onde é natural, volta a aparecer graças a um programa de recuperação bem sucedido a cargo do Parque Natural do Vietname.

“É o primeiro projecto de reintrodução destes crocodilos no mundo. Todos os anos vamos lá e vemos os seus olhos a brilhar na água, não sabemos quantos são exatamente, mas sabemos que têm nascido muitos bebés que se adaptaram bem à vida selvagem “, explica Ton Hung, proprietário da herdade de crocodilos de Hoaca na cidade de Ho Chi Minh (antigo Saigão).

“Dos 100 animais selecionados inicialmente, apenas 24 foram considerados de raça pura. Nas herdades há muitas misturas e é difícil distinguir um autêntico sem um teste científico”, indica Ton Hung, citado pelo jornal El Mundo.

Agora cerca de 30 exemplares deste réptil estão a ser aclimatizados à vida selvagem no parque nacional de Cat Tien.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório