Sociedade

Crianças colhem uma tonelada de cereais em LX

A Quinta do Zé Pinto, em Lisboa, com um terreno de dois hectares, produziu 1350 quilogramas de trigo mole, trigo duro, centeio e triticale, sem recorrer à rega e com custos muito reduzidos. Mais de 100 crianças das escolas de Lisboa participaram na c
Versão para impressão
A Quinta do Zé Pinto, em Lisboa, com um terreno de dois hectares, produziu 1350 quilogramas de trigo mole, trigo duro, centeio e triticale, sem recorrer à rega e com custos muito reduzidos. Mais de 100 crianças das escolas de Lisboa participaram na ceifa do campo de cereais.

Todas estas culturas da Quinta do Zé Pinto foram conseguidas sem gastar água, uma vez que os cereais foram “semeados no pó”, ou seja, as sementes foram deitadas à terra sem serem regadas, pelo que germinaram com as primeiras chuvas, informa a Câmara de Lisboa em comunicado.

Este projeto pedagógico envolveu, desde abril de 2009, mais de 3000 crianças, dos 3 aos 11 anos de idade, que tiveram oportunidade de conhecer o processo produtivo de várias culturas (girassol, trigo mole, trigo duro, centeio, cevada, tremocilha e triticale), ver de perto máquinas agrícolas pouco habituais em Lisboa e participar em atividades lúdicas.

A iniciativa culminou com a ceifa do campo de cereais, realizada no passado dia 28 de julho.

A organização coube à Câmara Municipal de Lisboa e à Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas (ANPOC) e contou com o apoio da Etnoideia, empresa que se dedica ao restauro e recriação de elementos tradicionais do mundo rural, nomeadamente a reconstrução de moinhos antigos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório