Mundo

Criança indonésia deixou vício de fumar

A criança indonésia de dois anos que fumava uma média de 40 cigarros por dia já deixou o vício depois de ter sido internada numa clínica de reabilitação, onde recebeu acompanhamento psicológico e cuidados especializado. A garantia foi adiantada por u
Versão para impressão
A criança indonésia de dois anos que fumava uma média de 40 cigarros por dia já deixou o vício depois de ter sido internada numa clínica de reabilitação, onde recebeu acompanhamento psicológico e cuidados especializado. A garantia foi adiantada por um responsável dos serviços sociais à AFP.

Ardi Rizal ficou mundialmente conhecido quando foi filmado a fumar compulsivamente. Com excesso de peso, a criança de dois anos fumava dois maços por dia comprados pelo pai que o fazia para evitar birras de Ardi que se irritava quando não podia satisfazer o vício de fumar.

“Ele deixou de fumar e mais importante é que não pede mais por cigarros”, garantiu o secretário geral do serviço de protecção de menores da Indonésia, Arist Merdeka Sirait.

A criança alimentava o vício há seis meses, quando em Julho foi acompanhado pela mãe até à capital para largar o vício.
“Recebeu tratamento psico-social durante um mês. Nesse tempo os terapeutas ocuparam-no com atividades e encorajaram-no a brincar com outras crianças da mesma idade. Conseguiu direcionar o seu vício dos cigarros para brincar”, garantiu Sirait.

A família de Ardi, tal como muitos indonésios, é inconsciente do perigo para a saúde de fumar compulsivamente. Os pais de Ardi, que regressa agora a casa, pensavam apenas que o deixavam feliz e entretido com os cigarros, enquanto trabalhavam no mercado, desculpabiliza Sirait.

As autoridades locais estão encarregues agora de vigiar os progressos na recuperação de Ardi. De acordo com os médicos, o fumo ainda não prejudicou irremediavelmente a saúde da criança. O seu problema agora é o do peso excessivo, para uma criança desta idade e congratulam-se de pelo menos, um dos problemas estar agora resolvido.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório