Mundo

Criança autista comunica pela 1ª vez em anos

Jamie Ponsonby tem 13 anos e sofre de autismo. Durante anos não conseguia comunicar, vivia fechado no seu próprio mundo. Mas graças a um computador e ao incentivo da família a sua vida modificou-se e é através dele que agora consegue expressar-se e a
Versão para impressão
Jamie Ponsonby tem 13 anos e sofre de autismo. Durante anos não conseguia comunicar, vivia fechado no seu próprio mundo. Mas graças a um computador e ao incentivo da família a sua vida modificou-se e é através dele que agora consegue expressar-se e até escrever poesia.

Em declarações à BBC a mãe de Jamie, Serena, mostrou-se impressionada mas acima de tudo satisfeita com a pessoa que está agora a aprender a re-conhecer.

“Não fazíamos ideia de que [dentro dele] havia uma pessoa que sabe tudo,” afirmou Serena.”Graças ao computador descobrimos que ele sabe de tudo um pouco”.

A mãe salienta também o sentido de humor, que não sabia que o filho tinha. “Tem poesias lindas, os sentimentos e emoções são perfeitamente normais e acima da média para a idade”, continua a britânica que vive em Londres com o filho.

Richard Mills, diretor do Research Autism, adianta que casos como o de Jamie são pouco usuais. Através da comunicação facilitada têm sido muitos os casos de sucesso, mas é uma técnica controversa.

“Eles precisam que as coisas sejam visuais, então palavras digitadas num teclado tendem a ser favoráveis”.
Image and video hosting by TinyPic
Jamie começou a digitar a um ritmo lento, mas com o tempo tem vindo a ser mais rápido. O poema que Jamie escreveu sobre o autismo demorou-lhe duas semanas a escrever.

A condição de Jamie foi diagnosticada quando tinha dois anos, a partir daí foi perdendo capacidades, incluindo a fala que passou a ser um problema para se fazer entender com a família.

“Aos nove anos tentámos que começasse a digitar no computador depois de eu ler um livro sobre o assunto”. Não foi fácil no inicio, mas agora é uma mais-valia para a família que o consegue entender, mas também para Jamie cuja confiança e autoestima terão disparado agora que se consegue fazer entender.

[Notícia sugerida por Pedro Rui Costa]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório